Centre for Environmental Biology
the groupresearchpublicationsfollow us on facebook
 
biologia no verão 2010

Biologia no Verão 2010


O Centro de Biologia Ambiental em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Botânica propõem a todos um conjunto de acções para conhecer um pouco mais da nossa flora e vegetação.

Conheça e inscreva-se nas acções disponíveis no sítio da Ciência Viva. A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória.
 
Acções no âmbito da Biologia no Verão 2010
(clicar nas acções para mais detalhes)


17 de Julho às 10:15 | Turfeiras e matos húmidos - habitats atlânticos em terras de Ourém
Na região de Ourém ocorrem em solos ácidos e em cotas baixas, habitats com estatuto de conservação prioritário – matos húmidos e turfeiras atlânticas. Com esta acção pretende-se ao longo de um percurso pedestre, descrever as características ecológicas destes habitats e espécies vegetais associadas, realçando aspectos relacionados com a biogeografia e valor ecológico intrínseco destes habitats.
+info | acção já realizada

18 de Julho às 10:15 | A serra, a bráctea e o utrículo
Ao longo de um percurso pedestre iremos conhecer as duas “personalidades” da Serra da Carregueira: a vertente mediterrânica e a vertente atlântica. Serão observados os habitats e espécies mais característicos das duas vertentes, desde os carrascais térmicos às turfeiras - redutos atlânticos de elevado valor ecológico, únicos na região de Lisboa.
+info | acção já realizada

18 de Julho às 10:15 | A encosta do Castelo de Paderne - Um jardim de aromas natural
Durante uma manhã, iremos efectuar um percurso ao longo da encosta do Castelo de Paderne, onde vamos procurar conhecer a diversidade de plantas silvestres aromáticas que aí ocorrem. Observar estruturas secretoras à lupa e relacioná-las com adaptações ecológicas ao clima mediterrânico.
+info | acção já realizada

29 de Agosto às 10:15 | Evolução e especiação em plantas – endemismos do litoral português
Ao longo de um trilho entre o Cabo da Roca e a praia da Adraga, iremos realizar um percurso de exploração da diversidade de espécies vegetais numa zona marcada pelo ambiente litoral, pela variação geológica e pela presença de espécies invasoras.
+info| acção já realizada

4 de Setembro às 10:15 | No trilho das Euphorbias gigantes - particularidades da flora da Arrábida
A Arrábida/ Espichel constitui um exemplo notável da vegetação mediterrânica, onde ocorrem vários endemismos e espécies de floras reliquiais. Ao longo de um percurso pedestre pelas arribas da vertente Sul do Cabo Espichel, vamos observar as formações vegetais que ocupam estes habitats. Focaremos também aspectos relacionados com adaptações ecológicas e história evolutiva da vegetação mediterrânica.
+info| acção já realizada

8 de Setembro às 14:30
11 de Setembro às 14:30 | Biólogo por um dia - actividades de pesquisa na estação de campo do Centro de Biologia Ambiental
Sabe como é que a gestão do montado criou um ecossistema que gera rendimento e ao mesmo tempo potencia a biodiversidade? E como é que podemos saber quanta água uma árvore transpira? E como utilizamos os musgos e líquenes para avaliar a qualidade do ar? Venha fazer um percurso pelo montado e conhecer o trabalho científico desenvolvido numa estação de campo, localizada em plena serra de Grândola.
+info | acção já realizada

12 de Setembro às 09:00 |Com um pé nas dunas e outro no sapal
Ao longo da restinga do Alfeite até à ponta dos Corvos, iremos realizar um percurso pedestre para observar a diversidade de plantas na interface entre o meio terrestre e o meio aquático, e conhecer as adaptações ecológicas que estas resistentes plantas apresentam.
+info | acção já realizada









 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



The Environment & Functional Ecology is a research group within CBA, Centre for Environmental Biology