Centre for Environmental Biology
the groupresearchpublicationsfollow us on facebook
 
news

Instalação da primeira Cobertura Verde na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

No seguimento da Jornada Internacional de Coberturas Ajardinadas Lisboa '12, que decorreu na FCUL no dia 24 de Outubro de 2012, foi recentemente instalado a primeira Cobertura Verde da FCUL. A primeira fase de instalação decorreu no telhado do edíficio C4, onde foi instalado um módulo com cerca de 150m2 e onde podem ser encontradas 6 espécies de plantas do género Sedum.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa é pioneira na instalação da primeira Cobertura Verde num Instituto de Ensino Superior. Esta é uma iniciativa que conta com o envolvimento do Centro de Biologia Ambiental (CBA) da Faculdade de Ciências, e com o apoio da Galp, da Neoturf espaços verdes e ZinCo.


A instalação da cobertura está localizada na zona entre os edifícios C5 e C4 da Faculdade de Ciências, com uma área total de intervenção de 155,25m2. A Cobertura Verde instalada integra a categoria de coberturas ajardinadas extensivas.
A cobertura ajardinada, é um sistema que consiste na aplicação de solo e vegetação sobre uma camada impermeável, instalada na cobertura de edifícios. Este tipo de cobertura, pode combinar vários benefícios nomeadamente, a regulação da temperatura interna dos edifícios, a protecção da cobertura dos edifícios, a retenção de uma elevada percentagem da precipitações a possibilidade de integrar espécies autóctones da flora Mediterrânica, o sequestro de carbono, e a promoção da biodiversidade através da criação de habitats no espaço da cidade.”


Para além destes benefícios, a Faculdade de Ciências conta com a envolvência da comunidade académica no processo de manutenção da cobertura ajardinada, tornando-o participativo. Para tal, será criada uma bolsa de voluntários que integre professores, alunos e funcionários da UL, para que participem na manutenção do cobertura.


A Universidade de Lisboa acredita que o exemplo pioneiro da Faculdade de Ciências, na utilização de uma tecnologia inovadora e com tantos benefícios ambientais e educativos, possa ser replicado noutros edifícios da FCUL, por outras unidades da UL ou outras instituições.

 

Para mais informação, consultar o seguinte link e página no Facebook:
Universidade Verde - Para uma Universidade Sustentável
Telhado Vivo para a FCUL



The Environment & Functional Ecology is a research group within CBA, Centre for Environmental Biology